Vereadores usam Tribuna para reivindicar melhorias para Carolina-MA

O Vereador Marcos Santos de Sousa solicitou ao Diretor do SAAE que prestasse esclarecimentos sobre a falta de água nos bairros Brejinho e Ticoncá e se o CESTE se comprometeu a ajudar; oficio ao Secretario de Infraestrutura solicitando reparos na estrada de acesso a região do Sobradinho; ao prefeito que resolva o problema do transporte escolar antes dos motoristas paralisarem o transporte;

O Vereador Aldo da Silva Machado solicitou do Secretário de Infraestrutura que faça a sinalização dos quebra-molas da saída do Brejinho; solicitou do Secretario de Educação que faça reparos nas escolas da rede municipal de Santa Rita dos Bezerros e Boa Esperança;

O Vereador Sebastião Duarte Sales Solicitou que fosse providenciado junto a CEMAR um transformador para o Distrito de São João da Cachoeira. Solicitou do prefeito que proceda a abertura de um poço artesiano para o povoado. Que os poderes Legislativo e Executivo devem se unir para trabalhar pela comunidade.

O Vereador Ernesto Nascimento de Oliveira. Solicitou do Prefeito e Secretario de Educação que informassem a Casa os motivos por que os professores e motoristas do transporte escolar não dispõem de contrato com o municipio. Que haja fiscalização por parte do Poder Legislativo. Disse que o assentamento São Manoel não está recebendo assistência do carro-pipa. Disse que ha cobrança de iluminação publica, mas as vias públicas continuam às escuras.

A Vereadora Lys Jacome Correia Lima. Solicitou da Secretaria de Infraestrutura reparos nas pontes da Mutamba e Guerreiro e que o trator do municipio atenda aos pequenos produtores rurais. Que a prefeitura procurasse resolver o problema da falta de iluminação pública das vias públicas Elias Barros, Princesa Isabel, no centro da cidade e nos bairros. Solicitou da Cemar que forneça o mapeamento da rede de energia do municipio e pediu brevidade na resposta. Solicitou do diretor do SAAE que verifique a questão de abastecimento de água do Assentamento São Manoel. Informou que a Comissão de Educação, Saude, Assistencia e Turismo encaminhou expediente a Secretaria de Educação e Administração solicitando copia dos contratos do transporte escolar, merenda, contrato dos professores e que está aguardando resposta.

O Vereador Welen Elisio Martins disse que se juntava aos servidores nesta luta, em defesa de seus direitos, que sem conhecimento dos vereadores e servidores foram lesados em seus direitos salariais, gerando impacto econômico no municipio e sugeriu ao sindicato dos servidores que faça uma audiência com o Prefeito para resolver o impasse.

O Vereador Fernando Filho disse que nesta segunda-feira foram iniciados os debates acerca do corte nos adicionais noturnos e de insalubridade dos servidores da rede municipal e disse que foi um ato ilegal e comentou que no município não tem lei especifica, mas que o Prefeito deve encaminhar projeto neste sentido.

O Vereador Antonio Bento Borges Neto disse que esteve com a direção do CESTE tratando de assunto ligado ao córrego Lava-Cara. Falou da necessidade de que aconteça dialogo entre o Executivo e os servidores para se chegar a um acordo. Disse existir decreto presidencial que versa sobre insalubridade para os agentes de saúde e o Prefeito seja maleável para resolver os problemas do municipio. Que esta Casa dá integral apoio aos servidores.

O Vereador Giliard Silva Oliveira falou que tem se preocupado com a real situação por que passa os servidores da saúde, que a insalubridade é um direito dos respectivos servidores e que seja reolvida a situação já que o projeto foi chancelado por todos os Vereadores e que existem boatos de que o percentual de 222% de gratificação aos servidores de nível superior será retirado. Que a falta de água provoca transtorno em boa parte da população, principalmente aos moradores do Brejinho.

O Vereador Idean Maranhão Cardoso disse que desconhece os motivos do Prefeito ter tomado a decisão de cortes nos salários dos servidores. Parabenizou a todos por terem se dirigido a esta Casa em busca dos seus direitos. Que fui eleito para trabalhar pela causa do povo e que este problema deve ser resolvido.

Fonte : Jornal O TEMPO